Oposição de Caseiros se manifesta sobre crescimento no número de eleitores aptos a votar no município
Baixar ÁudioNa manhã desta segunda-feira, o Presidente do Partido Progressista (PP), Alaor Alves Ferreira, e o vereador, Paulo Gilberto Soares (PP), falaram a respeito desse aumento no número de eleitores no município.
A Justiça Eleitoral divulgou recentemente os dados respectivos às pessoas aptas a votar no município de Caseiros.
O que chamou a atenção, e segue repercutindo foi o crescimento no número de pessoas que indicaram Caseiros como domicílio eleitoral.
Segundo o juiz da 28ª Zona Eleitoral, Gerson Lira, em 2018 eram 2699 eleitores, e em 2020, são 3135; um acréscimo de 436 eleitores. Segundo Dr. Gerson Lira, a mudança do domicílio eleitoral não é ilegal, mas, segue um regramento.
A mudança é permitida quando o eleitor consegue comprovar um vínculo com o município indicado. Eleitores que não conseguem comprovar esse vínculo podem ser contestados e impedidos de votar.
Conforme Alaor Ferreira, o partido já encaminhou denúncia a Polícia Federal de Passo Fundo e Justiça Eleitoral, segundo ele pessoas de vários municípios estão com o titulo registrado em Caseiros.
O vereador Paulo Soares, falou que vinha sendo feito um acompanhamento e nomes de novos eleitores que não são conhecidos no município começaram a aparecer na lista, o que segundo ele, também causou indignação na população do município. Ouça a entrevista.
Comentários