Castração de animais volta à Câmara de Vereadores
A solicitação da parlamentar visa minimizar os riscos de doenças, garantindo à população e aos animais mais qualidade de vida
Preocupada com a situação dos animais de pequeno porte e a saúde coletiva em Lagoa Vermelha, a vereadora Márcia do Carmo (PSB) protocolou na última Sessão Ordinária, dia 21, pedido de providência, solicitando que o Executivo Municipal cumpra a Lei Municipal 7.223/2016, precisamente o Parágrafo IV que prevê: “elaborar, implantar e manter projetos e serviços de esterilização, definitivas e temporárias (castração), gratuitos para cães e gatos”.
A representante do Legislativo, explicou na tribuna da Câmara, que a esterilização temporária já é realizada no município, porém de difícil controle para a manutenção. “Sugerimos que a castração definitiva ocorra preferencialmente nos machos de rua. A aplicação de anticoncepcionais são contra indicados nas fêmeas, pois causam o aparecimento de tumores mamários”.
Conforme dados a castração gera inúmeros benefícios para a saúde pública de uma cidade. Mais animais castrados representam menos animais vagando pelas ruas e sendo transmissores de doenças, tanto as de um animal para o outro como também zoonozes, transmitidas de animais para pessoas.
De acordo com a vereadora Márcia, quando a iniciativa for colocada na prática vai minimizar os riscos de doenças entre os animais domésticos e também entre os que estão em situação de rua e terá seus efeitos mais perceptíveis em médio e longo prazo, quando as vias públicas do município terão menos cães e gatos abandonados. “A castração garantirá à população mais qualidade na questão da saúde coletiva, uma vez que reduzirá a proliferação de doenças”, afirmou.
Comentários