IPTU de Lagoa Vermelha terá correção de mais de 10%
Os carnês serão entregues a partir de 15 de março
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal da Fazenda inicia a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de 15 de março, com vencimento no dia 11 de maio. De acordo com a chefe do Departamento de Cadastro Técnico e Tributário, Terezinha do Carmo, neste ano haverá uma correção pelo IGPM de cerca de 10%.
Conforme Marcelo Almeida, Coordenador Fiscal de Obras, no ano passado foi efetuada uma mudança no zoneamento da cidade, aprovada pela Câmara de Vereadores, o que implicará em mudanças no cálculo do valor dos imóveis, da taxa de cobrança e também da coleta de lixo. A principal alteração é na zona 1, área central, que foi ampliada. A zona 01 abrangerá, além da Afonso Pena, a XV de Novembro, Benjamin Constant e Presidente Vargas.
Os carnês podem ser quitados em uma única vez ou em oito parcelas. Quem está em dia com o IPTU terá 20% de desconto à vista. Já quem está em dívida com o município e pretende pagar à vista ganhará desconto de 15%. Quem optar pelo parcelamento terá desconto de 7%.
Terezinha do Carmo, alerta sobre a isenção: ‘’Os pedidos para isenção e o comparecimento anual dos isentos do IPTU também vão começar dia 15 de março’’, explicou Terezinha.
Para realizar o pedido de isenção, o interessado deve realizar apresentar documentos necessários como: Certidão do Cartório de Registro de Imóveis atualizada; extrato do benefício do mês atual; cópia do CPF e RG e comprovante de residência.
É importante ressaltar que as pessoas que requerem a isenção, deverão possuir somente um imóvel e residir no local, além de ter renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 1.760), ser aposentada ou pensionista.
Também podem requerer o benefício, as pessoas portadoras de doenças específicas como: tuberculose ativa, esclerose-múltipla, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, entre outras.
Comentários