Vereador Pomatti solicita relatório de análise da qualidade da água dos poços artesianos e fontes do município
Conforme ele, há anos a água das bicas estão impróprias para consumo humano
Foto: Divulgação
Preocupado com a qualidade da água no município, o vereador Valdir Pomatti protocolou um pedido de informação solicitando que o Executivo Municipal, através do setor de Vigilância Sanitária, informe o relatório de análises das Soluções Alternativas Coletivas – SACs de todos os poços artesianos com rede de distribuição e tratamento preliminar do município, bem como, o relatório de análises realizadas nas Soluções Alternativas individuais - SAIs fontes/nascentes sem rede de distribuição e tratamento preliminar do interior de Lagoa Vermelha.
No mesmo pedido, o parlamentar requereu que fosse informado também, o relatório da análise da água das bicas “Biquinha” e “Nossa Senhora Consoladora”, e se há a construção de novos poços e redes de distribuição, se possuem análises que não estão em conformidade ou se houve contaminação biológica.
Porém, a Secretaria da Saúde, informou que os relatórios de análises das Soluções Alternativas Coletivas de todos os poços artesianos com rede de distribuição e tratamento do município, estão disponíveis no Setor de Vigilância Ambiental, com o Coordenador de Saúde Comunitária e Combate às Endemias, onde não são enviadas as cópias devido os relatórios conterem grande número de páginas.
Na tribuna, durante a última sessão ordinária, realizada dia 19 de junho, o vereador manifestou a sua preocupação, visto que há anos a água das bicas estão impróprias para consumo humano. “Me preocupo porque passei em uma das bicas e havia uma pessoa enchendo uma garrafinha de água para consumir, voltei e alertei-o para não beber aquela água. As bicas precisam ser conservadas e é preciso fazer alguma coisa para evitar o acesso a elas, pois se a água está contaminada, é perigoso deixar exposto para consumo. Me preocupa muito esta questão”, enfatizou.
Pomatti também manifestou a sua indignação referente aos pedidos de indicação e providência, sugerindo uma mudança no regimento interno da Câmara de Vereadores. “Sugiro que apenas o propositor dos pedidos possa ir à tribuna explanar sobre o seu pedido e abordar acerca da sua proposição”.
O vereador finalizou falando de uma sugestão do Major Marcelo Almeida de Souza, no sentido de que a Brigada Militar e os Bombeiros repassam para o Executivo Municipal as demandas da população, por exemplo, reparos em ruas, entre outros.
Nesta semana, o vereador estará em contato com o Major para protocolar um requerimento sugerindo ao prefeito esta proposição que pode contribuir para o bom andamento das demandas solicitadas.
*Assessoria de comunicação do parlamentar
Comentários