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Vereadora Márcia apoia iniciativas que organizam o trânsito

por Rudimar Galvan

Assunto foi pautado na última sessão da Câmara de Vereadores

Vereadora apoia iniciativas que envolvem a bike.
Foto: Letícia Marchiori.

Desde o primeiro ano do seu mandato, em 2013, a vereadora Márcia do Carmo (PSB) apoia a implantação de ciclovia e contribui para que o debate sobre o ciclismo ocorra no Poder Legislativo. A parlamentar solicitou a implantação de ciclovia móvel, implantação de bicicletários em locais públicos e criou o Dia Municipal do Ciclista. Além disso, a vereadora mantém contato com simpatizantes da ideia e solicita apoio constantemente do Executivo para que o uso da bicicleta como meio de transporte seja cada vez mais efetivo no município.

A vereadora Márcia afirma que esta modalidade está crescendo e o objetivo das solicitações realizadas é de estimular à Administração Municipal a incluir em seus planejamentos e programas gerais o uso da bicicleta como meio de transporte. “Que a comunidade seja ouvida e estimulada e que trabalhos educativos envolvendo a bicicleta possam ser planejados e efetivados”, garantiu.

O apoiador das ideias que envolvem o uso da bicicleta, Adelque Bossardi, morador de Clemente Argolo, procurou a parlamentar socialista, e sugeriu os “mandamentos do ciclista”, publicado pelo jornal curitibano, Gazeta do Povo em outubro de 2015. Confira abaixo as regras de quem anda de bike.

Como dica complementar, o ciclista Ricardo Machado orienta não usar fone de ouvido, pois pode facilitar acidentes, uma vez que o ciclista pode se distrair, pois não ouve o som dos veículos.

 

1- Respeitarás o pedestre como desejas ser respeitado pelo motorista

O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados são responsáveis pelos não motorizados e todos eles respondem pela proteção dos pedestres. Não se pode exigir respeito sem estar disposto a respeitar.

2-Não invadirás a faixa de pedestres

Ciclistas dizem que avançam sobre a faixa de pedestres ou ultrapassam o sinal vermelho por que temem ser “engolidos” ou “fechados” pelos carros na abertura do semáforo. “Ciclistas mais experientes alegam que passar no sinal vermelho é uma medida de segurança, por que os principais pontos de conflito com carros são os cruzamentos. Os carros arrancam com uma velocidade bem maior do que as bicicletas e podem fechar os ciclistas”, afirma Luís Patrício, coordenador de projetos da CicloIguaçu. De qualquer forma o pedestre não pode pagar por isso.

3-Não andarás sobre a calçada

O CTB proíbe a circulação de bicicletas pelas calçadas, a não ser que o ciclista esteja desmontado e empurrando o veículo, situação em que ele se equipara ao pedestre em direitos e deveres.

4-Não ultrapassarás o sinal vermelho

O ciclista muitas vezes avança o sinal vermelho por sua segurança, uma vez que a velocidade de arranque dos carros é maior e a bicicleta pode ser “fechada” quando o sinal fica verde. Nos Estados Unidos, há um conceito conhecido Idaho Stop: o sinal vermelho pode ser interpretado pelo ciclista como “dê a preferência”. Se não houver pedestres ou trânsito ele pode seguir adiante. No Brasil, quem está na bike segue as mesmas normas dos motorizados. Para minimizar os riscos, a prefeitura de Curitiba implantou algumas bicicaixas – uma pintura no asfalto que garante um espaço exclusivo para as bicicletas, à frente dos carros, quando o sinal está fechado.

5- Não andarás na contramão

Essa conduta também coloca em risco o ator mais frágil no trânsito, o pedestre.

6-Não usarás a ciclovia para treinar corrida

Em geral, a bicicleta transita em velocidade baixa, de 15km/h. Quem usa o veículo como esporte, com velocidades maiores não deve usar as ciclovias.

7-Usarás material de segurança

São equipamentos imprescindíveis para a bicicleta, segundo o CTB: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. O código não obriga o ciclista a usar capacete, mas o apetrecho pode evitar danos maiores em acidentes.

8-Não andarás pela faixa da esquerda

Os artigos 57 e 58 do CTB determinam que as bicicletas circulem pela faixa mais à direita, a não ser que essa faixa seja exclusiva para outros veículos, como os ônibus. Para garantir a segurança do ciclista o ideal é que a bike não esteja muito próximo do meio-fio. “A recomendação é ocupar cerca de um terço da faixa, por que a bicicleta precisa de certo deslocamento lateral para manter o equilíbrio”, alerta Luís Patrício.

 

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