CPI do Lixo apresenta relatório final nesta sexta, 25 de março
Baixar ÁudioDocumento de 51 páginas foi entregue pelo vereador relator Maninho (DEM) na última reunião
Nesta sexta-feira, 25 de março, os vereadores membros da CPI do Lixo, que investiga contratos firmados entre a empresa Adeva e Administração Municipal de Lagoa Vermelha, para limpeza urbana e gestão do aterro sanitário, se reúnem para a apresentação do relatório final.
Um documento de 51 páginas foi entregue no dia 18 de março pelo vereador Maninho (DEM). Durante esta semana, o relatório será revisado pelos colegas Gabriel Vieira (PP) e Ranyeri Bozza (PDT), presidente e vice-presidente da comissão. Eles podem sugerir alterações antes de haver a leitura e votação do texto, no encontro desta sexta, às 14h.
Conforme explicou o advogado Domingos Francescato, que acompanhou Vieira em entrevista à Tua Rádio Cacique, os vereadores não podem condenar ninguém, mas podem sugerir a cassação do prefeito Gustavo Bonotto (PP), com abertura de um processo de impeachment, se constatados crimes graves. O relatório investigativo também será enviado ao Ministério Público, que também poderá dar sequência aos trabalhos iniciados na Câmara.
Pneus enterrados
Na última semana, uma grande quantidade de pneus foi encontrada no aterro sanitário. A escavação que localizou o material foi solicitada pelo vereador Maninho, depois de depoimento de Rudimar Vedana na CPI do Lixo. Apesar da gravidade do fato, e possibilidade de crime ambiental, o assunto foge do objeto da CPI, já que supostamente, os pneus foram enterrados entre os anos de 2014 e 2015, e a investigação apura contratos firmados entre os anos de 2017 e 2019.
Conforme Vieira, a bancada do PP não deve pedir a abertura de uma segunda CPI. Ele disse que a requisição pela formação de uma nova comissão ficará a cargo dos vereadores do PDT, já que este partido estaria à frente da Administração na época do descarte dos pneus. Ouça a entrevista e saiba mais.
Comentários