Vereador Durigon propõe que cadastro biométrico da Justiça Eleitoral seja utilizado para gestão da Saúde Pública
Tramitou na última Sessão Ordinária da Câmara (12), indicação do vereador Vicente Durigon (PDT), propondo ao Executivo que solicite ao Tribunal Regional Eleitoral do RS a possibilidade de firmar convênio para a utilização da biometria existente no banco de dados do Tribunal para a área da saúde, em Lagoa Vermelha.
De acordo com o vereador, a 28ª zona eleitoral realizou cadastramento biométrico dos eleitores aptos a votar em 2018. Desta forma, a utilização do cadastro torna plenamente possível a implementação do sistema de biometria na Secretaria da Saúde.
A utilização desses dados traria vantagens como a identificação do paciente, a quantificação de procedimentos e consultas, o monitoramento da duração da consulta, a aferição da ordem de espera, a identificação de eventuais surtos ou epidemias por região do município, a possibilidade de alteração da modalidade de contratação dos serviços na área da saúde e o maior controle e diversificação da gestão na distribuição de medicamentos, além da possibilidade de utilização de aplicativos com a dispensa de senhas, entre outros.
Durigon destaca que uma significativa parcela dos munícipes já se encontra em dia com o cadastramento biométrico, atingindo uma faixa etária que vai dos 16 aos 70 anos de idade, circunstância essa que permite implantação imediata do sistema e possibilita cadastramento gradativo do restante da população.
“Uma vez compartilhados os dados da biometria, poderá, ainda, o município estender seu uso para diversas outras áreas, dentre elas, aquelas gerenciadas através da Secretaria da Educação, Secretaria da Ação Social e Habitação e Secretaria da Administração”, justifica o vereador.
Comentários