Deputado Paparico Bacchi reivindica a construção de novo presídio em Lagoa Vermelha
Baixar ÁudioO deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, manteve audiência com o governador Eduardo Leite (PSDB). No encontro que ocorreu no Palácio Piratini, Paparico Bacchi reivindicou a construção de um novo presídio estadual para Lagoa Vermelha. Disposto a contribuir com a solução da demanda o parlamentar apresentou uma proposta que pode viabilizar a obra por meio de parceria com a iniciativa privada.
O governador do Rio Grande do Sul acolheu a demanda e confirmou que a reestruturação do sistema penitenciário é uma das prioridades do seu governo. Eduardo Leite destacou que ao criar a Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como titular o secretário Cesar Faccioli, o governo gaúcho concentra esforços para viabilizar estratégias necessárias para abrir novas vagas nos presídios gaúchos.
Paparico Bacchi, que representa a região Nordeste no parlamento gaúcho, apresentou dados que comprovam o esgotamento na capacidade do Presídio Estadual de Lagoa Vermelha. O prédio construído no ano de 1960 está superlotado, com mais de 200% da população carcerária prevista. O limite é de 70 presos, mas conta com 224 apenados recolhidos, sendo 204 do sistema fechado e 26 mulheres. Além da falta de estrutura física o deputado também apontou a necessidade de incrementar a estrutura humana da casa por meio da designação de novos agentes penitenciários.
A sugestão apresentada pelo deputado Paparico Bacchi para viabilizar o projeto é a permuta de um imóvel do Estado. De acordo com o parlamentar uma empresa que já tem parceria com o governo e executa obras em pelo menos dois presídios gaúchos manifestou interesse em construir o novo presídio de Lagoa Vermelha em troca de uma área localizada em um município da região da Serra.
Comentários