Projeto de Lei que institui o título de capital nacional da dança da chula, cultura e esporte, como patrimônio imaterial de Lagoa Vermelha é aprovado
O projeto é de autoria do vereador Gabriel Vieira
Foto: Divulgação
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 9, foi aprovado o projeto de Lei Legislativo nº 0016/2024, através do qual, fica instituído o título de "Capital Nacional da Chula" no município de Lagoa Vermelha, reconhecendo e valorizando a dança da chula como patrimônio imaterial da cultura local.
Em 2020, Lagoa Vermelha foi oficialmente reconhecida pela Lei nº 15.466 como "Capital Gaúcha da Chula", e posteriormente, pela Lei nº 14.957, como "Capital Nacional da Dança da Chula".
Agora, com a aprovação do projeto a nível municipal, busca-se possibilitar que as entidades tradicionalistas do município recebam recursos públicos, vindos tanto do Governo Estadual, como Federal, para o desenvolvimento de projetos sociais que contribuam com a formação cultural dos jovens e a valorização da tradição local, como por exemplo, a realização de aulas de chula nos contraturnos escolares para alunos de escolas municipais e estaduais.
“Aqui nós podemos citar várias entidades tradicionalistas da nossa cidade, que podem contribuir para o fortalecimento do título de capital nacional da Chula”, argumentou.
Conforme o vereador Gabriel, as entidades tradicionalistas poderão receber recursos públicos vinculados a finalidade do projeto, e em contrapartida, deverão realizar as aulas de chula como forma de contribuir para a preservação das tradições locais.
Além disso, as entidades tradicionalistas deverão organizar, juntamente com o Executivo Municipal, um calendário de apresentações públicas dos alunos, com ampla divulgação nos meios de comunicação, a fim de fortalecer e promover a valorização da identidade cultural de Lagoa Vermelha.
Comentários