Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Moção de Apoio e ampliação do serviço dos Correios em Lagoa Vermelha são discutidos em Plenário

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação/Jean Édipo - Tua Rádio

Tramitou na 26ª Sessão Ordinária uma Moção de apoio de autoria do vereador Ranyeri Bozza (PDT) em favor da manutenção dos correios como empresa pública. O requerimento foi lido, discutido e aprovado por unanimidade dos votos. Também assinaram a proposição os vereadores colegas de bancada Ariovaldo Carlos da Silva e Vicente Durigon, com a associação dos vereadores Gabriel Vieira (PP), Josmar Veloso (PP) e Valdir Pomatti (PTB).

No período de discussão, vereadores se manifestaram sobre o tema. O vereador Gabriel Vieira (PP) questionou o motivo de o Correio não atender mais de 10 bairros no município. “Então, de uma forma de organização eles precisam evoluir bastante. Essa é apenas uma observação que eu queria fazer”, destacou o parlamentar.

O autor da proposição, vereador Ranyeri, argumentou que uma das principais características inerentes ao funcionamento de uma empresa estatal, que é o caso dos Correios, é a regulação do preço. O parlamentar acrescentou, ainda, que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a empresa não exerce o monopólio no serviço e que, até mesmo que as grandes transportadoras não estão presentes nos municípios pequenos, acabam terceirizando com os Correios.

O vereador defende seu ponto de vista sobre a manutenção da empresa como pública. “Você sucateia, não provem com servidores, não cola recursos e espera a população reclamar para justificar a venda. Eu quero lembrar que ela gera lucros ao Governo Brasileiro. Para isso então basta que a gestão esteja pensando no bem público e não na destruição da empresa”

Na sequência, o Josmar Veleso, destacou a importância de enaltecer e reconhecer o trabalho dos profissionais dos Correios e afirmou que a empresa está sucateada, “não se tem reposição do pessoal e ainda estão fazendo muitas distâncias a pé”.

“O serviço quanto mais privado for, mais vai privar a população de baixa renda. Então esse não é o caminho. O Brasil está indo para um caminho temerário, de cada vez mais cercear o povo de trabalhos, entregando isso para a iniciativa privada, como estão querendo privatizar a Consan”, disse o vereador Ariovaldo Carlos da Silva.

Pomatti lembrou que no início dos anos 2010 esteve me porto alegre, solicitando que mais bairros fossem atendidos. “A redução de funcionários foi drástica. Dificilmente os bairros vão ser atendidos com o que está acontecendo com os Correios, ainda mais se houver a privatização. Temos que unir forçar sim, porque senão, infelizmente, nosso Correio é mais uma que vamos perder”.

“É um momento curioso, onde temos que defender o óbito”, disse o vereador Vicente Durigon. “Os Correios é uma empresa dos nacionais, de cada um de nós, de cada um dos brasileiros. Qual é a nossa função? É instigar a reflexão nas nossas bases, no nosso município, no nosso microcosmo, para que essas discussões sejam feitas”, complementou o vereador destacando a importância de discutir o tema no Legislativo.

Após a discussão e votação da Moção de Apoio, o presidente do Poder Legislativo, vereador Luiz Carlos Kramer, comunicou que foi encaminhado à Promotoria Federal o pedido para que a Justiça seja acionada para que os Correios atendam os bairros da cidade. Agora, após esse primeiro contato, cabe ao Legislativo responder aos questionamentos da Promotoria. “Então todos aqueles que se associam ao pedido do vereador Joarez Loreson, têm 30 dias para responder ao questionamento da Promotoria Federal”, explicou o parlamentar, pedindo agilidade.

A Moção de Apoio em favor da manutenção dos correios como empresa pública será encaminha ao presidente da República, ao senador presidente do Senado Federal, ao deputado presidente da Câmara Federal, ao ministro da Casa Civil, ao ministro das Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, ao ministro da Economia, ao ministro presidente do TCU, ao secretário federal de Controle Interno da CGU, ao presidente dos Correios, e aos senadores e deputados do Estado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais