Vereador Pomatti cobra fiscalização e conservação do Cemitério Municipal
Vários apontamentos foram feitos pelo parlamentar
Foto: Divulgação
O vereador Valdir De Biasi Pomatti (PTB), em suas explicações na última sessão ordinária realizada dia 06 de novembro, demonstrou sua indignação referente a falta de cuidado com o Cemitério Municipal.
O Cemitério é administrado por uma empresa que recebeu a concessão do município. No contrato, constam diversos itens sobre o funcionamento e administração do local, onde cabem algumas das seguintes tarefas, que é possível conferir no Art. 34, parágrafo IV – atividades de vigilância a fim de que sejam evitadas depredações, violações de jazigos e sepulcros, danos em geral, furtos e demais condutas semelhantes; parágrafo XI – identificar os funcionários que desempenham suas atividades no Cemitério Municipal através de crachás e uniformes; parágrafo XIV – distribuir e instalar lixeiras no interior do cemitério, em número suficiente, observando-se a distribuição uniforme dentre a área ocupada do cemitério; instalar torneiras a cada cem metros possibilitando acesso à água aos familiares dos sepultados e aos visitantes do cemitério municipal; parágrafo XVI – conservar, limpar e vigiar futuras edificações de uso comum que eventualmente venham a ser realizadas no cemitério, tal como capela mortuária, banheiros, sanitários, sala de administração, sala de necropsia, entre outros.
Na sessão ordinária do dia 30 de outubro, o vereador já havia enfatizado sua preocupação referente a algumas fotos, vídeos e depoimentos que recebeu, de familiares das pessoas falecidas que foram até o Cemitério limpar os túmulos, e não havia água, nem lixeiras. As pessoas enfrentaram filas no sol quente e falta de lixeiras para descartar os resíduos.
Pomatti retornou à tribuna, na segunda-feira (06), onde mostrou imagens da situação em que se encontram os banheiros do Cemitério. Durante visita, na quarta-feira que antecedeu o Dia de Finados, o vereador recebeu diversas manifestações de munícipes que precisaram usar os banheiros e estavam sem nenhuma condição de uso.
Na oportunidade, Pomatti disse que isto é repugnante, as fotos comprovam. “As pessoas de idade estavam pedindo para ir ao banheiro e não tinham onde ir. Esta é uma falta de respeito com a população, muitas pessoas passaram por ali e encontraram lixos e os banheiros sem condições de uso. Me apavorei, tudo isso é um absurdo. Espero que essa concessão seja rompida, os contribuintes não são beneficiados”, salientou.
Comentários