Prefeitos gaúchos buscam em Brasília recompensar perdas na arrecadação do ICMS
Baixar ÁudioGoverno deve anunciar ajuda durante Congresso da Famurs em Porto Alegre neste mês
A arrecadação do ICMS, crucial para a manutenção dos serviços públicos, sofreu uma queda significativa em todas as 497 cidades do Rio Grande do Sul, atingindo uma média de 30%. Felippe Rieth, prefeito de Capão Bonito do Sul, ressaltou em entrevista à Tua Rádio Cacique a gravidade dessa situação e os esforços conjuntos dos prefeitos gaúchos para enfrentar o desafio.
"Chegamos a momentos de queda de até 40% na arrecadação do ICMS, e hoje essa média está na casa dos 30%. A queda na arrecadação de ICMS é do estado todo, impactando todos os 497 municípios," explicou Rieth. Ele destacou que essa diminuição acentuada afeta não só investimentos, mas também a prestação de serviços básicos diários.
Para combater essa crise, mais de 400 prefeitos e vice-prefeitos, incluindo representantes de 16 dos 19 municípios da região da AMUNOR, mobilizaram-se em Brasília. Rieth enfatizou a necessidade de recompor as perdas de arrecadação e apoiar a reconstrução do estado, severamente afetado pelas enchentes que devastaram regiões produtivas e densamente povoadas.
A mobilização incluiu agendas importantes na sede da Confederação Nacional dos Municípios, com a presença da bancada gaúcha e alguns ministros do governo, além de encontros no Senado e na Câmara dos Deputados.
O governo federal sinalizou que entre os dias 16 e 17 de junho, durante o Congresso da Famurs em Porto Alegre, haverá anúncios importantes resultantes da mobilização dos prefeitos. A expectativa é que essas medidas tragam alívio e apoio necessários para que os municípios gaúchos possam continuar atendendo suas comunidades e promovendo o desenvolvimento regional.
Comentários