Vereador pede que município pague exame toxicológico para motoristas da prefeitura
Projeto foi aprovado por unanimidade
Foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada no dia 21 de fevereiro, o pedido de indicação nº04/2017, de autoria do vereador Bráulio Guedes (PTB). O pedido já está junto ao Poder Executivo e o objetivo é que o município estabeleça convênio com os laboratórios cadastrados pelo DETRAN-RS e subsidie o valor do exame toxicológico obrigatório para os motoristas servidores do município, para renovação dos exames de Carteira Nacional de Habilitação.
Para os motoristas das categorias C, D e E é obrigatório realizar o exame toxicológico para renovarem a habilitação. A Lei Federal 13.103 de 2015, alterou a Consolidação das Leis do Trabalho, bem como o Código de Trânsito Brasileiro, onde a empresa contratante de candidato para o cargo de motorista profissional é obrigada a submeter o proponente a exame toxicológico, que tem um custo entre R$ 300,00 e R$350,00 os quais devem ser pagos pelo empregador.
Estes exames só podem ser realizados por laboratórios especializados e acreditados. O vereador Bráulio argumenta que embora os servidores municipais não sejam celetistas, pois estão submetidos ao regime estatutário, o poder público não pode ficar a margem da legalidade, por inércia, ao que a legislação federal já ampara, como direito do trabalhador.
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