Capão Bonito do Sul deixou de arrecadar cerca de R$ 10 milhões nos últimos sete anos
Os dados são da Confederação Nacional dos Municípios
Foto: Divulgação
O prefeito de Capão Bonito do Sul participou da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Neste ano a Marcha teve como tema principal “Pacto Federativo: Esperança de vida aos Municípios”.
É a terceira vez que o prefeito Danilo participa do evento e declara como uma das edições mais produtivas. O evento reuniu 150 parlamentares que foram favoráveis na questão de recursos distribuídos aos municípios, uma partilha mais justa. A marcha reuniu cerca de oito mil municipalistas liderados pela Confederação Nacional dos Municípios.
Conforme Danilo barreto da Costa os municípios reinvidicam uma distribuição mais justa dos recursos arrecadados, onde a União fica com 58%, Estados 24% e municípios apenas 18%. Outra preocupação dos municípios é com a queda na arrecadação devido a desoneração fiscal. " Só nos últimos 7 anos, conforme dados da CNM, Capão Bonito do Sul deixou de arrecadar cerca de R$ 10 milhões", informa o prefeito Danilo.
Nos quatro dias de evento foram abordados diversos tópicos relacionados ao pacto federativo, tais como: os desafios para a implementação dos consórcios públicos municipais; fontes de arrecadação para o município; ações internacionais municipalistas – um leque de possibilidades; propostas do movimento municipalista; debates sobre reforma política; o Pacto Federativo e o Congresso Nacional e demais assuntos relacionados.
O prefeito ainda esteve nos gabinetes da senadora Ana Amelia Lemos e dos deputados Jeronimo Goergen, Alceu Moreira, Mauro Pereira e Osmar Terra onde entregou ofício solicitando indicação de ementa parlamentar visando alocar recursos para o atendimento das necessidades de Capão Bonito do Sul.
Tema central dos debates da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorreu entre 25 a 28 de maio, a proposta de revisão do Pacto Federativo começou a ser colocada em prática. Os trabalhos da Comissão Especial para o Aprimoramento do Pacto Federativo do Senado tiveram início na terça-feira, 2 de junho. Os senadores decidiram subdividir o colegiado em três coordenações temáticas: a coordenação de finanças estaduais, a coordenação de finanças municipais e a coordenação de organização administrativa e serviços públicos.
Comentários