Cartório Eleitoral recebe mais de 50 pedidos de desfiliação partidária
Baixar ÁudioNo sábado, 06, encerra o prazo para futuros candidatos escolherem seus partidos
No último dia para filiação partidária daqueles que pretendem concorrer nas eleições municipais de 2024, o Cartório Eleitoral da 28ª Zona, sediado em Lagoa Vermelha, testemunhou um número significativo de pedidos de desfiliação partidária. Mais de 50 pessoas enviaram seus pedidos de desligamento de seus respectivos partidos políticos, em um movimento que reflete mudanças e reorganizações no cenário político local.
Silvana Stefenon, chefe do Cartório Eleitoral, destacou a evolução na legislação que tornou o processo de filiação e desfiliação mais transparente e ágil. Entre os motivos para os pedidos de desfiliação, está o recente redesenho partidário, com algumas legendas passando por transformações internas. Um exemplo é o antigo PTB, que mudou de nome, levando muitos filiados a migrarem para outras agremiações políticas.
O número de filiações a novos partidos, neste período, ainda não foi contabilizado pelo cartório. Os próprios partidos contam com ferramenta on-line, que permite a filiação de eleitores, dispensando a ida até o cartório. A 28ª Zona Eleitoral contempla os municípios de Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha e Muliterno.
Comentários