Vereador Pomatti sugere rodízio de placas para não onerar a população no estacionamento rotativo
O vereador também manifestou que o projeto só funcionará em conjunto com o transporte coletivo urbano
Nesta terça-feira (04), foi realizado na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para discutir juntamente com a população o Projeto de Lei nº 121, de 11 de novembro de 2022, que dispõe sobre o sistema de estacionamento rotativo, nas vias e logradouros públicos.
O projeto autoriza o Poder Executivo instituir, dentro do perímetro urbano, o estacionamento rotativo pago para veículos automotores, na forma estabelecida pela presente Lei e em decreto regulamentar, nas áreas, vias e logradouros do município de Lagoa Vermelha, denominadas de "Área Azul".
De acordo com o texto, as vias e logradouros públicos a serem abrangidos pelo estacionamento rotativo serão definidos por ato do chefe do Poder Executivo Municipal atentando para a conveniência, a oportunidade e a eficiência do sistema.
Na oportunidade, o vereador Valdir Pomatti se pronunciou sendo a favor do estacionamento rotativo juntamente com a implantação de transporte coletivo urbano. Pomatti também sugeriu que fosse realizado um rodízio de placas.
Esta restrição de circulação é realizada no rodízio por meio do final da placa do automóvel, onde seria estipulado que cada veículo possa estacionar de acordo com o final da placa da tabela dos dias da semana, com horários de 3 horas pelo turno da manhã e 3 horas a tarde.
“Desta forma não haveria oneração para a população. Acredito que este rodízio de placas viria de encontro com o que estamos procurando, abrindo vagas para estacionamento no município nas principais vias, sem custo para os motoristas. As pessoas se conscientizariam e saberiam que no dia estipulado para o final da sua placa, não podem estacionar nas vagas delimitadas”, enfatizou.
Pomatti disse que pode ser feito este rodízio de forma experimental por seis meses, sem custo para a população e os agentes de trânsito remunerados através do Poder Executivo Municipal.
O Projeto de lei nº 121 segue em tramitação na Câmara de Vereadores e pode ser acessado através do link https://www.lagoavermelha.rs.leg.br/proposicoes/pesquisa/0/1/0/20471.
Comentários