Prefeito Danilo Barreto da Costa participa de Assembleia Geral da Famurs
Evento aconteceu na Expointer 2015
No dia 3 de setembro, o prefeito de Capão Bonito do Sul, Danilo Barreto da Costa, esteve participando de Assembleia Geral da Famurs, que aconteceu no Parque da Expointer.
Durante a Assembleia foram tratados os seguintes tópicos: Crise dos Municípios e mobilização das Prefeituras – que acontece em 25 de setembro, Sistemas de Inspeção: Suasa, Sisbi e Susaf, Médicos Veterinários, Reforço de luz no campo e para as indústrias, agenda RS/2030 e aumento do ICMS.
Com base nesses tópicos foram analisados a crise dos municípios onde em alguns já houve exoneração de cargos de confiança, função gratificada, secretários, estagiários; os municípios tem em déficit R$ 223 milhões em atraso para receber; no bolo tributário do Pacto Federativo os municípios ficam com 18%, o Estado com 24% e a União com 58%; os municípios atualmente tem um índice gasto com folha de pagamento de 54%, e o estudo que está sendo feito é para que sejam permitidos 60%.
O evento contou ainda com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que repassou o valor de R$ 1,8 milhão para a Secretaria Estadual de Agricultura, também apresentou o dado que dos 5.568 municípios brasileiros, 4 mil possuem menos de 20 mil habitantes. Participou também, o Secretário de Minas e Energia Lucas Redecker que solicitou aos municípios que façam uma radiografia de cada problema na área e encaminhem à secretaria; comentou ainda que 37% da energia no estado é trifásica.
O presidente da CNM Paulo Ziulkoski falou sobre a situação difícil que os municípios estão passando. O Poder Judiciário entende a situação difícil que a saúde passa no momento e que existe preocupação.
No próximo dia 25 de setembro haverá manifestação das 27 associações de municípios para reuniões em Porto Alegre.
RS 2030 – O nosso futuro em debate
A Famurs realizará debates para reflexões e análises de gestores municipais, técnicos e pesquisadores sobre as perspectivas do Rio Grande do Sul para 2030. A intenção não é debater o presente ou o passado, mas o futuro, apontando ideias que possam levar nosso Estado e os municípios gaúchos ao crescimento, à qualidade de vida e ao protagonismo no cenário nacional.
Serão realizados 11 encontros regionais envolvendo todas as 27 Associações Municipais. Em cada encontro, sempre em locais públicos, serão convidados para apresentar sua visão de futuro para a região, o presidente da associação, os prefeitos e prefeitas vinculados à entidade e representantes das principais universidades que atuam nessas localidades. Após esses encontros serão apresentadas as áreas temáticas para o levantamento de perspectivas em cada setor.
A próxima etapa será de análise e formulação para o ciclo final, que ocorre em março e abril de 2016, Ideias para o Futuro. O município de Capão Bonito do Sul faz parte da AMUCSER – Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra – e participará do encontro no dia 6 de outubro no Plenário da Câmara de Vereadores em Caxias do Sul.
Comentários