Advogado comenta nova condenação de vereador do MDB de Caseiros
Baixar ÁudioAdelar Lunelli foi condenado pelo TRE-RS, mas ainda pode recorrer
Foto: Reprodução Câmara de Caseiros
O TRE-RS julgou nesta quinta-feira, 03/08, o recurso apresentado pelo vereador do MDB de Caseiros, Adelar Lunelli, que buscava reverter a condenação aplicada pelo juiz eleitoral Gerson Lira, em 2022, por compra de votos na última eleição municipal. No entanto, a decisão foi mantida. Em entrevista, o advogado Luis Filipe Zonta, responsável pela ação de representação eleitoral do PP de Caseiros na primeira fase do processo, comentou o julgamento.
Conforme o profissional, o Progressistas apresentou conversas de WhatsApp que comprovam a tentativa de Adelar de comprar votos durante a campanha eleitoral. Além da condenação por captação ilegal de sufrágio, a Justiça determinou a cassação do mandato e do diploma de vereador, além de multa, a nulidade dos votos recebidos pelo parlamentar e o recálculo dos quocientes eleitorais e partidários; não podendo os votos anulados serem considerados para a legenda partidária.
Com isso, Zonta prevê mudanças na composição do Legislativo caseirense. “É bem possível que o PP passe a ter a maioria na Câmara de Caseiros”, avalia.
Apesar da condenação em Porto Alegre, Adelar Lunelli ainda poderá recorrer. Em 2022, durante entrevista, o parlamentar disse ser inocente e vítima de uma armadilha, negando os crimes (leia).
A Tua Rádio Cacique também entrou em contato com a defesa de Adelar Lunelli. A advogada Maritânia Dallagnol deve se manifestar na próxima semana.
Comentários