Vereador Pomatti sugere capacitação de Libras aos professores municipais
O vereador Valdir Pomatti (PTB) encaminhou ao Poder Executivo uma indicação solicitando que se avalie a possibilidade de implementar um curso de capacitação de Língua Brasileira de Sinais – Libras, para os professores e comunidade interessada.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é oportunizar a inclusão das crianças portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, capacitando os servidores da Secretaria Municipal de Educação. Pomatti destaca que com a capacitação, os profissionais terão mais condições de atender as crianças de acordo com as suas dificuldades.
Pomatti lembra que desde 2020 a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil através da Lei nº 10.436. “Para que os estudantes com deficiência auditiva sejam incluídos na escola, e tenham acessibilidade nos espaços públicos é necessário que os ouvintes conheçam e saibam se comunicar em Libras”, destacou o vereador.
Ao final da Sessão, no período das explicações pessoais, o Pomatti também solicitou ao presidente do Poder Legislativo que estude a possibilidade de incluir um tradutor em Libras nas transmissões das Sessões.
A indicação foi lida e aprovada em Plenário, e encaminhada ao Poder Executivo.
Comentários