Comissão Especial se reúne com Planejamento em busca de recursos para acesso asfáltico
Atualmente 76 municípios gaúchos não tem acesso asfáltico
Foto: Wilson Cardoso
Presidente da Comissão Especial dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) se reuniu nesta quinta-feira (30) com o secretário estadual do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch. Em pauta, a busca por recursos e a possibilidade de novos financiamentos para viabilizar as obras nos 75 municípios que ainda estão sem pavimentação asfáltica.
Acompanhado do deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB), Sossella ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pela Comissão. “É preciso enfatizar que, a cada governo, temos conseguido avanços importantes neste tema tão relevante. Em 2007 eram 126 municípios sem acesso asfáltico. Hoje, são 75. Só iremos parar de lutar quando todos os municípios gaúchos contarem com pelo menos um acesso pavimentado”, destacou.
O secretário Tatsch disse que o governo tem trabalhado para que obras de infraestrutura possam ser viabilizadas no Estado. Para isso, disse que é importante que os deputados sigam mobilizados contra o item na renegociação da dívida do Estado com a União que impede que o Rio Grande do Sul assuma novos financiamentos.
O deputado Sossella informou que na próxima semana a Comissão estará em Brasília para ressaltar justamente este ponto com a bancada gaúcha federal. “Iremos conversar pessoalmente com os deputados e senadores para que não aja esse impedimento. Pelo menos que se abra exceção para a infraestrutura”, colocou.
Atualmente, são 76 municípios gaúchos que ainda batalham pela pavimentação asfáltica. A primeira audiência pública deste ano da Comissão ocorreu em Amaral Ferrador, seguida por Sede Nova, Pirapó, Montauri, Ponte Preta, Santo Expedito do Sul, Dois Irmãos das Missões e Pinhal Grande.
Comentários