Transporte Escolar a caminho da insustentabilidade
Municípios estão rompendo convênios com o Estado
Foto: Divulgação
O Prefeito Getúlio Cerioli, de Lagoa Vermelha, esteve em Porto Alegre onde tratou de assuntos referentes ao transporte escolar e a sáude. Conforme o prefeito, o transporte caminha para a insustentabilidade se continuar acontecendo como está. Na saúde o governo anuncia corte de 20% nos investimentos.
No ano passado o município teve um déficit de R$ 671 mil e nesse ano é necessário rever o cálculo do governo que repassa apenas R$ 1,75 por aluno da rede estadual. Vários municípios estão rompendo o convênio com o estado em função desta defasagem.
O município de Lagoa Vermelha transporta diariamente 767 alunos, sendo 486 de escolas estaduais. O percurso é de 3.325 Km, nos 25 roteiros que passam também pelo interior. O assunto será debatido pelos municípios da Amunor, presidida pelo prefeito Cerioli.
Na área da saúde o prefeito busca uma solução para o corte aunciado pelo governo. O município pode rever o convênio mantido com o Estado e adotar a contratualização plena do hospital no âmbito do Sistema Único de Saúde, com o governo federal. " Nossa meta é dimunir os gastos e aumentar a eficiência dos serviços", afirma Cerioli.
Comentários