Concurso busca a maior árvore de erva mate no RS
Baixar ÁudioA escolha da erva mate como espécie destaque reflete a relevância histórica e econômica da cultura ervateira no estado
No dia 5 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, será lançado o “Concurso Árvores Gigantes”, que busca encontrar a maior árvore de erva mate do Rio Grande do Sul. A iniciativa, coordenada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), ganha sequência após o sucesso da edição anterior, que trabalhou com a Araucária.
Para Ivan Barreto, coordenador do evento e envolvido na Câmara Setorial Estadual da Erva Mate, esta edição é uma oportunidade de valorizar não apenas as árvores imponentes, mas também os produtores rurais que preservam essa riqueza natural. A escolha da erva mate como espécie destaque reflete a relevância histórica e econômica da cultura ervateira no estado.
O concurso, que originalmente estava previsto para concluir em 2024, teve seu prazo de execução estendido até 2025, devido aos recentes desafios enfrentados no RS, causados pelas chuvas. A inscrição para participar será realizada através das secretarias de Agricultura de cada município, da Universidade de Passo Fundo, das associações de produtores de erva mate e dos escritórios municipais da Emater, seguindo a divisão geográfica dos polos ervateiros.
Com cerca de 14.000 produtores e 250 indústrias envolvidas na produção de erva mate, o setor representa uma numerosa parcela da economia e do emprego no Rio Grande do Sul. A erva mate gaúcha é responsável por uma expressiva parte das exportações brasileiras do produto, o que reforça sua importância não só econômica, mas também cultural para a identidade gaúcha.
Comentários