Policiamento Ambiental confirma presença de onças na região e explica hábitos do felino
Baixar ÁudioApesar disso, não é possível afirmar com certeza que vacas foram atacadas por onça em Capão do Cedro
No dia 20/03, um produtor rural da localidade de Capão do Cedro, interior de Lagoa Vermelha, enfrentou prejuízos significativos após um possível ataque de onça. O incidente resultou na perda de uma vaca leiteira e um bezerro, totalizando um prejuízo estimado em mais de R$ 10 mil.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o policiamento ambiental da Brigada Militar no município tratou da situação. Conforme os profissionais, existem várias espécies de felinos na região, de pequeno, médio e até grande porte, mas a onça é um animal pouco avistado devido aos seus hábitos noturnos e sua preferência por se manter escondida na mata
O policiamento ambiental recebeu o alerta do produtor após ter conhecimento do ocorrido por meio de imagens. No entanto, até agora, não foi possível confirmar se o ataque foi de fato realizado por uma onça, já que as características do ataque não condizem totalmente com os hábitos desse felino, pois não foram encontradas evidências típicas, como a ingestão das vísceras do animal.
Embora seja difícil determinar com certeza a autoria do ataque, o policiamento ressalta a importância de proteger a fauna silvestre e evitar confrontos com animais selvagens.
Os relatos de moradores sobre avistamentos e rastros de possíveis onças na região continuam ocorrendo. A Brigada Militar disponibilizou um número de WhatsApp (54) 98418-5604 para que a população possa enviar informações e relatos, auxiliando no monitoramento da presença desses animais na área.
É importante ressaltar que a caça desses animais é crime.
Comentários