Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Com cuidado, população pode capturar escorpiões para avaliação da Vigilância Ambiental

Baixar Áudio por Ricardo Silva

O escorpião amarelo, considerado mais perigoso, ainda não foi identificado

Coordenador de Saúde Comunitária e Combate às Endemias, Felipe Batistello

Na manhã desta sexta-feira, 23 de dezembro, o programa Conectado recebeu o coordenador de Saúde Comunitária e Combate às Endemias da Secretaria da Saúde de Lagoa Vermelha, Felipe Batistello, para tratar do recente crescimento nas ocorrências de escorpiões no município. Ele explica que, tomando os cuidados necessários, a população pode capturar os escorpiões, para que sejam avaliados pela equipe da Vigilância Ambiental.

“Essas espécies que nós temos aqui, desde que a gente segue monitorando, elas não representam um perigo de saúde pública porque não causam acidentes graves. São escorpião marrom, também chamado de escorpião manchado, e o escorpião preto. O Ministério sempre fala que o escorpião que pode causar um acidente mais grave é o escorpião amarelo, que não tem aqui na nossa região, a gente ainda não tem nenhum caso aqui na nossa região, felizmente. Mas não podemos descartar, daqui a pouco a gente pode acabar tendo, por isso que eu sempre peço que quem puder [capturar] levar para nós identificarmos, para a gente saber quais espécies estão ocorrendo e como é que a gente vai fazer esse manejo”, explica o profissional.

 Apesar de não representarem grande risco à saúde, a picada dos escorpiões já identificados em Lagoa Vermelha causa grande dor, e deve ser avaliada por um médico. Ataques desses animais são mais perigosos para crianças e idosos.

Medidas como manter os terrenos limpos, inclusive os baldios, reduzem a incidência dos escorpiões. De acordo com Batistello, em 100% dos casos, o surgimento desses animais estava associado a algum terreno sujo ou com entulhos. Para outras informações e orientações entrar em contato através do telefone 3358-9627. Ouça a entrevista e saiba mais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais