Vigilância Ambiental orienta sobre ocorrência de escorpiões em Lagoa Vermelha
As espécies encontradas até o momento no Município não são consideradas de importância em saúde, pois não são responsáveis por acidentes graves
Foto: Divulgação
Nos últimos meses a Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, tem recebido de moradores muitas reclamações sobre a ocorrência de escorpiões em seus domicílios, o que é comum nos meses quentes do ano.
O Coordenador de Saúde Comunitária e Combate às Endemias, Felipe M. Batistello, explica que manter limpos quintais e jardins; não jogar lixo em terrenos baldios; limpar terrenos baldios situados nas redondezas dos imóveis; eliminar fontes de alimento para os escorpiões, como baratas, aranhas e grilos; remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados; evitar queimadas em terrenos baldios; e rebocar paredes externas e internas para que não apresentem vãos ou frestas, são algumas medidas que devem ser tomadas para controlar a ocorrência de escorpiões.
As espécies encontradas até o momento no Município não são consideradas de importância em saúde, pois não são responsáveis por acidentes graves. Porém, todo caso de acidente deve ser avaliado por um médico para que sejam tomadas as medidas necessárias. "Em caso de acidente, limpar o local com água e sabão, procurar orientação médica e capturar o animal para devida identificação e auxílio no diagnóstico", orienta o coordenador.
A Vigilância Ambiental recebe amostras de animais peçonhentos, como os escorpiões, e encaminha para o laboratório de análises para identificação. Se você encontrar na sua casa ou próximo da sua residência, pode fazer a captura do mesmo, tomando os devidos cuidados para evitar acidente e encaminhar para a Secretaria de Saúde. Para outras informações e orientações entrar em contato através do telefone 3358-9627.
Comentários