Prefeitura de Ibiraiaras deverá recorrer da decisão que suspende licenças para construções próximas do Arroio Mormaço
Baixar ÁudioA Prefeitura de Ibiraiaras deverá recorrer da decisão da Juíza de Direito da 1ª Vara Judicial de Lagoa Vermelha, Dra. Paula Moschen Brustolin, que concedeu liminar suspendendo Licenças Ambientais e Alvarás de Construção, emitidos com base em lei municipal que trata do regramento para edificações próximas de áreas de preservação permanente (APP), sancionada em 2018 em Ibiraiaras.
A liminar foi publicada em função de uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público, depois de constatada a construção de um pavilhão a cinco metro do Arroio Mormaço, no centro de Ibiraiaras.
Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o responsável pelo Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal de Ibiraiaras, Dr. Paulo Sgarbossa, informou que o regramento para construções próximas de APP, previstos no Código Florestal Brasileiro, não se aplicaria no caso do Arroio Mormaço, já que o mesmo, no perímetro urbano, está canalizado e cercado por imóveis, o que descaracterizaria a APP.
Segundo Sgarbossa, o projeto de lei que reduziu o limite para construção no entorno do arroio, foi amplamente debatido em Audiência Pública, discutido com o Conselho Municipal de Meio Ambiente, e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores.
Ainda de acordo com ele, em 2015 o próprio Ministério Público havia assinado um acordo com o município, que liberava construções num raio menor que 30 metros, a partir da parte canalizada do Arroio.
O advogado reiterou o compromisso do município com a preservação do meio-ambiente, mas falou que pedirá a revogação da liminar. Ouça a entrevista.
Comentários