Período é de migração do Papagaio Charão do RS para SC
O intervalo entre os meses de março a julho é o período em que o Papagaio Charão realiza a migração do estado do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. De acordo com a pesquisadora Nêmora Paulltti Prestes, idealizadora do Projeto Charão, que há mais de 30 anos protege e pesquisa a espécie, o papagaio migra para buscar comida no estado vizinho. Nesta época do ano o Charão se alimenta basicamente de pinhão. Embora o papagaio tenha uma lista grande de alimentos, eles preferem se alimentar do pinhão durante essa época.
Conforme Nêmora, só no Brasil é possível ser encontrados papagaios desta espécie, que é a única migratória. Depois da busca pelo pinhão, as aves deixam Santa Catarina e retornam para o Rio Grande do Sul. Isso ocorre entre agosto e setembro, quando acontece o processo de reprodução.
Segundo a pesquisadora, a população de papagaio Charão é de cerca de 20 mil aves e todas elas migram para o sudeste de Santa Catarina em busca do pinhão. Embora a região tenha araucárias e produza pinhão, o estado vizinho protege muito mais os pinheiros e garante a alimentação abundante para os animais.
A pesquisadora explica que o papagaio Charão é uma espécie monogâmica, ou seja, a fêmea tem um único parceiro durante toda a vida. O processo de reprodução inicia em julho, quando retorna para o Rio Grande do Sul. Cada casal tem uma média de três filhotes e a reprodução acontece apenas uma vez por ano.
Comentários