Nova empresa responsável pela coleta do lixo inicia em março
Baixar ÁudioImplementação de 100 contêineres na área central deve auxiliar na coleta e a limpeza urbana
Foto: Luiz Calderan/Tua Rádio Cacique
A partir do dia 02 de março uma nova empresa fará a coleta de lixo e operação do Eco Ponto em Lagoa Vermelha. A "Pampa", empresa sediada em Carazinho, também vai ser responsável pela instalação de 100 contêineres nas principais vias centrais da cidade. O custo mensal aos cofres públicos será de R$ 149 mil.
O procurador municipal, Raniere Peixoto, afirmou que o processo de homologação foi finalizado e que agora estão em fase de formalização do contrato com a Pampa. A transição entre a atual prestadora de serviços, a Cooperlar, e a nova empresa está programada para iniciar em 02 de março, com a Pampa assumindo as operações de coleta de lixo. Conforme Ivolmir Minozzo, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, a implementação de contêineres nas avenidas Afonso Pena, Benjamim Constant e na Presidente Vargas, todas na área central, irá melhorar a eficiência da coleta e a limpeza urbana.
Inicialmente, estava prevista a instalação de cerca de 450 contêineres, mas a opção por 100 unidades foi feita visando otimização de custos. Com a mudança para a Pampa, o município assumirá uma despesa mensal de R$ 149 mil, em comparação aos R$ 123 mil mensais gastos com a Cooperlar. A nova empresa vai disponibilizar contêineres, o que atualmente não acontece por parte da Cooperlar.
O secretário falou que as rotas de coleta não sofrerão alterações. Ele também esclareceu que o Eco Ponto permanecerá em funcionamento, mas a localização atual está sujeita a alterações, uma vez que o licenciamento está vinculado à Cooperlar que ainda opera o serviço.
Minozzo e Peixoto disseram não conhecer a empresa que passará a comandar os trabalhos de recolhimento de lixo, mas aguardam que um bom serviço seja prestado. Ouça a entrevista completa.
Comentários