Criadouro científico da UPF reproduz duas espécies ameaçadas de extinção
O Centro de Reprodução de Psitacídeos William Belton, criadouro científico com finalidades de pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF), reproduziu novamente duas espécies ameaçadas de extinção da fauna silvestre brasileira: o papagaio-charão e o papagaio-de-peito-roxo.
As espécies são estudadas pelo Projeto Charão, tanto no ambiente natural como em condições de cativeiro, voltadas à conservação de ambas as espécies que mantém relações com o ecossistema de Florestas com Araucárias.
Na estação reprodutiva de 2019, o plantel de aves do CREP foi ampliado por dois filhotes do papagaio-charão e dois filhotes do papagaio-de-peito-roxo.
As duas espécies da fauna silvestre pesquisadas pelo criadouro científico da UPF reproduzem uma única vez ao ano, e todos os cuidados são necessários no sentido de fornecer bem-estar aos papagaios, pois basta um descuido e pode ser perdido um ciclo reprodutivo.
Por esse motivo, os alojamentos de reprodução são individuais para os casais, com o mínimo contato com pessoas. A alimentação também é especial e enriquecida com frutos e sementes de plantas nativas e exóticas que os papagaios comem em liberdade.
Comentários