Início da piracema restringe pesca na região
Baixar ÁudioPescadores devem seguir regras que buscam garantir a reprodução dos peixes
Na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, o programa Conectado recebeu o comandante da Polícia Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha, sargento Hilton Alves Pereira, para tratar do regramento relacionado à piracema, que iniciou no dia 1 de outubro e segue até 31 de janeiro. Nesse período a atividade da pesca sofre algumas restrições.
Conforme o comandante, na bacia do Rio Uruguai, fica permitida apenas a pesca com linha ou vara de mão (uma por pessoa). Redes e embarcações que utilizem de motor estão proibidas, inclusive os jet-ski. As regras também se estendem aos demais rios. O sargento informa que as fiscalizações serão mantidas, e aqueles que descumpriram poderão ficar presos por até três anos.
A piracema é o período em que determinadas espécies de peixes enfrentam grandes jornadas rio acima a fim de garantir um local adequado para sua desova e alimentação. Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza em cardumes, vencendo obstáculos naturais, como as cachoeiras, e também aqueles criados pelo homem, como barragens hidrelétricas. Algumas espécies nadam mais de dois mil quilômetros até alcançarem as nascentes, sendo uma viagem exaustiva, mas essencial para a reprodução, de acordo com o Brasil Escola
Comentários