Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente amplia coleta de Lixo Eletrônico
Nova coleta será dia 26
Foto: Taiz Reginini
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com entidades do município e com o Conselho de Meio Ambiente, realizará no dia 26 de novembro, a coleta de Lixo Eletrônico. O recolhimento será em frente ao Ginásio Adolfo Stella, das 9h às 15h.
A campanha foi ampliada e a população poderá descartar eletrônicos e todos os materiais da linha branca que incluem geladeira, fogão, máquinas de lavar roupas e louças, secadora, microondas, freezers, ar condicionado e similares, além de lâmpadas, reatores, pilhas, tôner e óleo de cozinha.
Muitos desses aparelhos possuem componentes químicos – como mercúrio, chumbo, berílio, entre outros – que poluem e contaminam o solo ou a água, caso entrem em contato. Para que não haja um impacto ambiental, o lixo eletrônico deve ser descartado em locais específicos e não ser misturado com o lixo orgânico ou lixo de reciclagem normal.
Na última campanha realizada no Dia do Meio Ambiente foram coletados 11.950 kg de eletrônicos; 212,90 kg de pilhas; 10kg de lâmpadas quebradas; 4.641 unidades de lâmpadas inteiras; 3.000 embalagens de medicamentos; 100 litros de óleo de cozinha usado; 1 caminhão com materiais volumosos e 510 kg de lixo na BR 285.
Todo o material recolhido é encaminhado para empresa responsável, que após uma triagem de peças reutilizáveis, realiza o descarte para o destino correto.
Comentários