Campanha para coleta de medicamentos vencidos incentiva cuidados ao Meio Ambiente
Foram coletadas 833 unidades de remédios
Foto: Divulgação
Na última semana, em comemoração a Semana do Meio Ambiente, o departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Lagoa Vermelha realizou a campanha “Descarte Consciente” para recolhimento de medicamentos vencidos ou em desuso, onde foram coletadas 833 unidades de remédios. Os participantes receberam um adesivo e uma muda de espécie florestal nativa para contribuir com a preservação da natureza.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Cristiano Lima, alerta que 10 a 28 mil toneladas de medicamentos são descartadas em locais inapropriados a cada ano no Brasil. Cristiano salienta ainda, que dentre os riscos apresentados pelo descarte incorreto de medicamentos, destaca-se a contaminação do meio ambiente e das pessoas que trabalham na coleta e seleção do lixo a ser depositado no aterro saniário.
A campanha para coleta de medicamentos vencidos é permanente e a população pode realizar o descarte na Secretaria da Saúde. Além dos medicamentos, a Secretaria de Saúde também recebe seringas e agulhas usadas. Após o recolhimento dos fármacos, a empresa Stericycle Brasil realiza o descarte para o destino correto.
Comentários