Programa Água Limpa orienta comunidade sobre proteção de nascentes
A água pode ser considerada o elemento mais precioso da vida na terra, satisfazendo todas as necessidades básicas dos seres humanos, dentre elas a saúde, a produção de alimentos e a permanência dos ecossistemas.
Uma vez que exista a possibilidade da escassez desta água, faz com que seja necessária a conservação das nascentes que ainda estão limpas e a recuperação daquelas que já se encontram prejudicadas. Se não houver a proteção das nascentes, menor será a vazão de água disponível, os cursos d’água podem secar e a qualidade das águas será prejudicada, afetando todos os seres vivos que dependem dela para sobreviver.
Com isso, a Emater/RS - ASCAR, juntamente com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Lagoa Vermelha, Centro Regional de Treinamento de Produtores Rurais (CERTREP) e apoio da Cooperativa Cresol, realizaram durante a quarta-feira (06), uma prática de proteção de nascente na localidade de São Jorge.
Deste modo, a atividade realizada está inserida dentro dos objetivos específicos do programa Água Limpa, que busca promover o melhoramento de qualidade das águas servidas para o consumo humano em residências rurais com deficiência ou escassez de água potável; também auxiliando na preservação dos corpos hídricos superficiais, em especial: nascentes, fontes naturais e olhos d’água, entre outros itens.
Além dos alunos, estiveram participando do curso, o secretário Dalvan Costa, chefe do escritório da Emater, Denise Ferreira de Oliveira, e os extensionistas da Instituição Vilson Nadin e Josmar Veloso. Outras localidades deverão receber essas capacitações, destinadas a todas as pessoas ligadas ao meio rural em geral ‒ produtores, filhos de produtores, trabalhadores rurais e profissionais do setor, como instrutores e técnicos de campo ‒, que possuam nascentes em sua propriedade.
Comentários