Coleta de Óleo de Cozinha visa a preservação do meio ambiente
Coleta será dia 13 de novembro
Foto: Divulgação
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente realizará sexta-feira (13), mais uma etapa da campanha de Coleta do Óleo de Cozinha. O líquido descartado de forma incorreta tem alto grau poluente, sendo que cada litro lançado ao meio ambiente polui até um milhão de litros de água.
Serão duas formas de coletas. Uma delas é destinada para pontos comerciais, devidamente cadastrados junto à secretaria. A empresa terceirizada Oleoplan, em parceria com a Coletar Comércio de Óleos, será responsável pelo recolhimento diretamente no local do endereço de cada estabelecimento comercial, na maioria restaurantes. Já o óleo residencial, deverá ser armazenado em garrafas pet e entregue pessoalmente na sede da Codesa, localizada na rua Nívio Castellano, n° 610. Em contrapartida, a conveniada além de fazer o serviço de coleta, repassará ao município, o valor de R$ 0,15 por litro. A quantia arrecadada será revertida em beneficio de entidades assistenciais.
O volume coletado pela Oleoplan é transformado em biodiesel, que é um combustível renovável que não depende do petróleo para ser obtido. Ele pode ser produzido a partir de diferentes tipos de gorduras vegetais como: óleo de soja, de milho, canola, mamona, entre outros. Ou ainda, a partir de gorduras animais como: sebo bovino, gordura de frango, etc.
De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Idenir Deggeroni, é importante que outras empresas efetuem o cadastro para participar. Geralmente são promovidas duas coletas ao ano. Para fazer o registro dos dados, basta o comparecimento de um representante na Secretaria da Agricultura e meio Ambiente, junto a Prefeitura Municipal de Lagoa Vermelha. “Queremos incentivar o cadastro de novos pontos comerciais que possuem o óleo como resíduo. É extremamente importante a destinação correta do óleo de cozinha pelo seu alto potencial poluidor ao meio ambiente” ressalta Deggeroni.
Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone 3358 1873.
Secretaria da Ação Social e Habitação
Através do Trabalho Social, do Loteamento Vida Nova, nos próximos dias estará sendo implantado um ponto de coleta permanente na casa de uma família beneficiária. Desta forma, os beneficiários estarão contribuindo para a preservação do meio ambiente e gerando uma fonte de renda, além de promover organização e responsabilidade entre as famílias.
Comentários