Conheça os sinais de alerta e cuidados com câncer em animais de estimação
Baixar ÁudioLetícia Muliterno Fernandes recomenda levar os bichinhos ao veterinário pelo menos uma vez ao ano
Na manhã desta terça-feira, 02/07, a médica veterinária Letícia Muliterno Fernandes concedeu entrevista à Tua Rádio Cacique, destacando a importância da detecção precoce e dos cuidados com o câncer em animais de estimação. Durante a conversa, Letícia explicou que, assim como nos seres humanos, os animais também podem apresentar sintomas como aumento dos linfonodos e lesões que, muitas vezes, são negligenciadas pelos tutores até que o problema esteja avançado.
"É comum ouvirmos dos tutores que o tumor apareceu de repente, mas quando vamos examinar, percebemos que ele já está ali há meses ou anos. Se o tratamento tivesse começado precocemente, muitas vezes poderíamos ter um resultado bem melhor", afirmou a veterinária.
Letícia também esclareceu a diferença entre tumores benignos e malignos, enfatizando que nem todo aumento de volume é motivo para pânico.
Sobre as formas de prevenção, a profissional destacou a importância de visitas regulares ao veterinário. "Levar o animal ao veterinário pelo menos uma vez por ano pode fazer toda a diferença."
A veterinária também falou sobre a relevância da castração na prevenção de alguns tipos de câncer, como os de mama nas fêmeas e de testículo nos machos. Ouça e saiba mais.
Comentários