Prefeitura promove mais uma Coleta de Lixo Eletrônico em Lagoa Vermelha
A ação acontece nesta terça-feira até as 17 horas
A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente está programando mais uma edição da Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico em Lagoa Vermelha. O evento que acontecerá nesta terça-feira, 2 de junho e fará parte da Semana do Meio Ambiente.
Conforme Ivolmir Minosso, Técnico da Secretaria Municipal de Agricultura, durante todo o dia, equipes estarão de plantão das 9h às 17h, ao lado do ginásio Adolfo Stella recebendo materiais como: computadores e notebooks antigos, impressoras, mouses, estabilizadores, nobreaks, celulares, baterias e carregadores, rádios, televisores, aparelhos e caixas de som, micro-ondas, vídeo games, secadores de cabelo, entre outros componentes.
Esse descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou torna-se obsoleto. Se o material for descartado diretamente no meio ambiente, poderá provocar contaminação de solo e água, pois possuem substâncias químicas como chumbo, cádmio, mercúrio e berílio, por exemplo. Por possuir grande quantidade de plástico, metais e vidro, o processo de decomposição demora muitos anos. Além disso, podem provocar doenças graves em pessoas que coletam os produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
De acordo com o Programa da ONU para o Meio Ambiente, cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo. Entre os países emergentes, o Brasil é o que mais produz.
Na última coleta em Lagoa Vermelha foram arrecadadas duas cargas de caminhões. Todo o material recolhido é encaminhado à empresa Recicla Tchê Informática e Reciclagem, com sede no município de Estação. Após uma triagem de peças reutilizáveis, o descarte é encaminhado para o destino correto.
Comentários