Enólogo dá dicas para escolher o espumante ideal
Baixar ÁudioEspecialista sugeriu combinações de pratos e falou sobre a preservação da bebida após aberta
Com a chegada do final do ano, o espumante ganha destaque nas celebrações. Em entrevista à Tua Rádio Cacique, o enólogo Djair Galvan, da Vinícola Cave dos Frades, em Vila Flores, compartilhou orientações sobre como escolher o espumante ideal, além de esclarecer diferenças entre espumante e champanhe e oferecer dicas de harmonização.
Segundo Djair, a principal diferença está na denominação de origem: “Espumante e champanhe são a mesma bebida, mas o nome champanhe é exclusivo para os espumantes produzidos na região de Champagne, na França. No Brasil, usamos o termo espumante.” Ele destaca que o Brasil é reconhecido mundialmente pela qualidade de seus espumantes, especialmente os produzidos na Serra Gaúcha.
Para escolher o espumante que mais agrada ao paladar, Djair recomenda observar as categorias:
- Moscatel: é adocicada, com menor teor alcoólico, ideal para sobremesas e ocasiões descontraídas.
- Brut: menos doce, combina melhor com refeições. Entre os tipos de Brut, as opções Nature (sem açúcar) e Extra Brut (com baixo teor de açúcar) são indicadas para quem aprecia sabores mais secos.
Sobre o serviço do espumante, Djair sugere manter a bebida em um balde com gelo para preservar a temperatura ideal, especialmente em períodos mais quentes. “As moscatéis devem ser servidas bem geladas, enquanto as Brut podem estar um pouco menos frias”, explicou. Após abertas, as garrafas podem ser guardadas na geladeira com o uso de tampas específicas para evitar a perda de gás carbônico.
Djair também comentou que, embora o correto seja abrir a garrafa sem o característico estouro, esse detalhe pode ser dispensado em momentos comemorativos.
Comentários