Aprendiz Legal: Lagoa Vermelha recebe SENAI Portas Abertas
Durante os dois dias, mais de 400 estudantes participaram do evento
Nesta terça e quarta-feira (29 e 30), a escola do SENAI de Lagoa Vermelha realizou o encontro SENAI de Portas Abertas para receber alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, bem como empresários, Industriários e Comunidade em Geral.
O evento teve como objetivo demonstrar competências desenvolvidas durante o curso de Marcenaria Seriada, bem como difundir a aprendizagem e qualificação profissional por meio do programa federal Jovem Aprendiz/Aprendiz Legal. Durante os dois dias, mais de 400 estudantes participaram do evento.
O prefeito Gustavo Bonotto e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, prestigiaram a atividade, que contou ainda com a presença da Gerente de Operações do SENAI Erechim/Lagoa Vermelha/Tapejara, Valquiria Moll Grazziotin e do Coordenador e do Técnico de Educação Profissional da instituição, Adriano Vinicius Wietzycoski.
Durante o evento, os atuais alunos do curso de marcenaria em móveis seriados demonstraram as atividades que desenvolvem durante o curso, desde o processo teórico, as atividades práticas e o resultado das produções.
“Abrimos as portas da unidade para receber alunos, professores e comunidade em geral para que conheçam o trabalho do SENAI e vejam possibilidades e perspectivas de qualificação para a sua vida profissional”, explicou a gerente de operações. “Nós temos em Lagoa Vermelha a missão de atender a indústria local, o SENAI está onde a indústria está”, acrescentou.
Valquiria Moll Grazziotin explica, ainda, que a visita foi direcionada para a divulgação do programa Jovem Aprendiz/Aprendiz Legal, buscando despertar nos jovens o interesse em estudar no SENAI.
“O Jovem Aprendiz é um programa do Governo Federal, obrigatório para as indústrias. A partir do número de trabalhadores, cada empresa tem uma quantidade de cotas para cumprir a legislação do Jovem Aprendiz”, ressaltou Valquiria.
O secretário Lucas Mota destaca ainda a importância de o jovem procurar as indústrias demonstrando interesse pela vaga do Jovem Aprendiz/Aprendiz Legal. Ao mesmo tempo, a indústria deve ter interesse em aproveitar a qualificação que o SENAI oferece na área moveleira.
Para estudar no SENAI, o jovem precisa ter a indicação e seleção feita pela indústria. O curso de marcenaria em móveis seriados tem 1.200 horas de duração, totalizando um ano e meio de formação, em que o jovem sai para o mercado de trabalho conhecendo todo o processo na área de marcenaria.
*ASCOM_PMLV
Comentários