Planeja Lagoa realiza últimas plenárias dias 6 e 8 de julho
Rádio Cacique divulga amplamente o processo
O Planejamento Estratégico Municipal de Lagoa Vermelha está chegando na reta final. Na próxima semana – segunda, dia 6 e quarta, dia 8 – serão realizadas as últimas plenárias a fim de escolher as prioridades para o desenvolvimento global do município para as próximas décadas. Os encontros do Planeja Lagoa acontecerão na sede do Campus da UPF a partir das 19h. São esperados representantes de entidades e comunidade em geral.
O trabalho de coleta de dados iniciou em setembro de 2014, através de diversos canais de comunicação com o objetivo de ouvir as pessoas, responsáveis por elencar as prioridades das demandas. Inicialmente foram promovidas reuniões onde compareciam pessoas de grande importância representativa e comprometidas com o bem comum, no entanto, o número ficava aquém do esperado no entendimento das equipes de trabalho. Diante disso, a estratégia de interação foi ampliada com a implantação de questionários on line, distribuição de urnas para coletas de propostas em vários pontos da cidade, com ampla divulgação através das rádios e jornais locais, além de uma página criada no facebook. Para aprimorar ainda mais a pesquisa, equipes da UPF intensificaram visitas aos bairros e localidades no interior do município. Estiveram em vários encontros de idosos, mulheres, produtores rurais e centros religiosos.
Segundo a mobilizadora social da UPF, professora Lúcia Maria Görgen a receptividade em todos esses locais foi muito cordial. “Nossos estagiários, bolsistas, professores e outros profissionais da universidade que participaram dessas visitas, comentam que todas as pessoas gostavam muito de opinar e de falar dos assuntos que eram perguntados. Isso trouxe para nós uma riqueza de dados muito grande”, salienta.
Além das respostas sobre expectativas em relação aos temas trabalhados nas reuniões comunitárias como saúde, educação, infraestrutura e território, cultura, meio ambiente e agricultura, as pessoas poderiam sugerir outros assuntos do cotidiano.
De acordo com a assessora da vice-reitoria Joseani Perin, os dias 6 e 8 de julho servirão para que a comunidade decida quais são as prioridades dentro de cada área. “Nesses dois dias vamos sentar com a comunidade, partilhar essas informações que a gente tem em quanto equipe, e a partir daí, criar esse norte. Precisamos saber qual é o foco que nós pretendemos atingir primeiro e trabalhar dentro do Planejamento Estratégico”, destaca.
Após definidas as prioridades nessas duas noites com a participação da comunidade, já iniciará em breve o trabalho nas áreas específicas escolhidas. Conforme o cronograma, a conclusão dos dados do Planeja Lagoa está prevista para o final do mês de agosto. Posteriormente o material será publicado em um livro. O lançamento está previsto para ocorrer até o final deste ano.
Comentários