Pavimentação da BR 470 deve ser prioridade do Ministério dos Transportes, diz engenheiro do DNIT
O projeto está contratado e deve ser concluído até a metade do próximo ano
Na última semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu uma série de ações na BR-470, com o objetivo de subsidiar o projeto de pavimentação do trecho entre André da Rocha e Nova Prata, atualmente em estrada de terra. Com o levantamento, o órgão busca dados para identificar a demanda dos usuários, com perspectiva que o projeto se torne prioridade para o Ministério dos Transportes. Clique aqui e ouça a entrevista.
A pesquisa incluiu uma contagem de tráfego e uma Pesquisa de Origem e Destino (OD). O engenheiro Jurach, do DNIT de Passo Fundo, explicou que a contagem de tráfego ocorreu entre os dias 21 e 28 de outubro, com a instalação de equipamentos para monitoramento contínuo do volume de veículos que utilizam a rodovia. Paralelamente, a Pesquisa de Origem e Destino foi realizada nas interseções da BR-470 com a BR 285 e a ERS 324, abordando motoristas para entender seus deslocamentos e, principalmente, avaliar quantos utilizariam o trecho caso ele estivesse pavimentado.
O projeto está contratado e deve ser concluído até a metade do próximo ano. A partir daí, a expectativa é que a pavimentação da BR-470, ligando André da Rocha ao restante da região, se torne uma prioridade do governo federal. "Esse trecho é essencial, não só para o escoamento da produção da Serra Gaúcha, mas também para conectar a região Norte, Santa Catarina e o Oeste do Paraná até Porto Alegre, com impacto no turismo e a economia", ressaltou.
Em relação à condição atual da BR 470 entre Lagoa Vermelha e Barracão, Jurach esclareceu que a responsabilidade pela manutenção desse trecho é da unidade de Vacaria do DNIT.
Comentários