Saúde Mais Perto leva assistência médica à comunidade Reassentamento 25 de Julho
A próxima atividade do Programa Saúde Mais Perto está agendada para acontecer no dia 19 de outubro, no salão da comunidade São Judas
Na tarde da quarta-feira (28) a equipe multidisciplinar do Programa Saúde Mais Perto, da Secretaria Municipal da Saúde, realizou atendimentos na comunidade Reassentamento 25 de Julho.
A visita, feita pelo programa a comunidade do interior, proporcionou que os moradores recebessem atendimentos como: consultas médicas e odontológicas, conferir a glicose no sangue, aferir a pressão arterial, fazer testes rápidos (de HIV, sífilis e hepatites), entre outros serviços médicos, de enfermagem e odontológicos.
Andrea Fabiane Amrein, moradora da localidade há 16 anos, realizou os atendimentos. “Somos do interior, claro temos carro, mas estar sendo atendido aqui, perto de casa, sem precisar ir até a cidade é uma coisa boa. O atendimento é muito útil, testes como esses, da glicose, podem mostrar se a pessoa tem algum problema ou doença”, disse.
De maneira simultânea os atendimentos foram realizados no salão da comunidade e na Unidade Móvel da Secretaria Municipal da Saúde (ônibus), onde foi realizado a coleta humanizada de exames Citopatológico (o Preventivo) para as mulheres, e tratamentos odontológicos, como a remoção de tártaros e limpezas.
A moradora da comunidade, Maristela Xavier, levou os filhos Maria Estela Xavier (de 3 anos), e Jorge Anthony (de 9 anos) para as consultas odontológicas. Maristela comentou que já tinha participado de uma visita anterior do programa, e ainda destacou a importância do programa para incentivar as crianças a cuidarem da saúde.
A equipe multidisciplinar que atendeu os moradores contou com a médica dr. Priscila Siqueira; a dentista Taiane Dolzan Farias Rezende; a auxiliar de saúde bucal, Luciana Lorandi; a técnica de enfermagem Andresa da Silva Moreira; a enfermeira Clecir Bordignon; a Agente Comunitária de Saúde, Marta de Lourdes Cecchin e a estagiaria de enfermagem do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Natalí Paim Amarante.
“Para nós facilita o procedimento dos atendimentos, pois diminui o fluxo de pessoas que se dirigem a unidade, já que a movimentação na unidade costuma ser intensa. E, para eles (os moradores), auxilia na questão do deslocamento”, explicou a enfermeira.
Além disso, a chefe do escritório da Emater de Lagoa Vermelha, Denise Ferreira de Oliveira, esteve presente conversando com os moradores da localidade. Na oportunidade, Denise falou sobre os benefícios do gengibre para a saúde.
O Saúde Mais Perto é um programa da Secretaria Municipal da Saúde, que visa ampliar os atendimentos para as pessoas que residem distante do centro urbano, descentralizando o acesso a saúde e contribuindo com a prevenção de doenças. Em setembro, a unidade móvel já esteve na comunidade do Rincão São Francisco.
A próxima atividade do Programa Saúde Mais Perto está agendada para acontecer no dia 19 de outubro, no salão da comunidade São Judas. Nesta visita serão atendidos os moradores das localidades Campinas e São Judas.
*ASCOM-PMLV
Comentários