Programa ANDI terá início na segunda quinzena de novembro em Capão Bonito do Sul
O programa atenderá crianças de 0 a 5 anos de idade
A partir da segunda quinzena de novembro terá início o Programa Nutricional Atenção à Desnutrição Infantil – ANDI. Através da Secretaria Municipal de Saúde do município de Capão Bonito do Sul, o acompanhamento será da Nutricionista Marinice Mendes de Oliveira.
O programa atenderá crianças de 0 a 5 anos de idade e envolve municípios com menos de 150 mil habitantes identificados a partir do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Esses municípios recebem recursos financeiros semestralmente.
Segundo a nutricionista Marinice “a alimentação e nutrição se constituem como fatores determinantes para saúde de um indivíduo, e que a formação de hábitos alimentares se inicia na infância. Ressalta-se a importância do incentivo no consumo de alimentos saudáveis e nutritivos desde os primeiros anos de vida, portanto o programa é de suma importância, pois auxilia e orienta pais e filhos ao consumo alimentar adequado”.
O objetivo é investigar e diagnosticar casos de desnutrição, posteriormente iniciar um acompanhamento nutricional e implementar estratégias que estimulem a formação de hábitos saudáveis, reforçando o acompanhamento de crianças beneficiárias do programa Bolsa Família e promovendo ações de incentivo ao aleitamento materno e suplementação de ferro e vitamina A.
As atividades terão início na segunda quinzena de novembro, onde serão realizadas palestras com as crianças, pais e/ou responsáveis, atividades recreativas, distribuição de brindes, coquetel, será disponibilizado dicas de receitas saudáveis, vídeos educativos e brincadeiras para estimular os sentidos, também serão distribuídos suplementos de ferro e vitamina A.
Também será realizado acompanhamento e orientações com as gestantes do município.
Comentários