Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Instituto AEIOU realiza palestra em Lagoa Vermelha

por Rudimar Galvan

Em debate, Direitos das Pessoas com alguma Deficiência ou Condição de Neurodesenvolvimento

Com o objetivo de promover o diálogo sobre os direitos de pessoas com o desenvolvimento atípico, entre elas, o autismo ou TEA – Transtorno do Espectro Autista, o Instituto AEIOU de Sananduva realizou, juntamente com o núcleo responsável no Município de Lagoa Vermelha, uma palestra sobre o assunto no Plenarinho da Câmara de Vereadores, no sábado, dia 25.

O diálogo foi conduzido pelo presidente do AEIOU, Adersen Chrestani, que enfatizou sobre a necessidade de práticas de inclusão de crianças e pessoas com alguma deficiência, através do fortalecimento de políticas públicas. Como forma de demonstrar apoio ao Instituto, o secretário da Saúde, Eloir Morona, também esteve presente durante a palestra.

Uma das colaboradoras e responsáveis pelo núcleo de Lagoa Vermelha, Melissa Guimarães Aliprandini, destacou sobre a importância da realização do encontro, que de acordo com ela, teve como intuito gerar novas alianças e fazer com que as famílias e sociedade em geral tenham acesso à informação. “O real objetivo que a gente tem é que as pessoas tenham acesso á informação, que as nossas crianças, adolescentes e, futuramente adultos, tenham acesso aqueles procedimentos necessários para desenvolver suas habilidades e sim, que as famílias se sintam acolhidas e fortalecidas nessa caminhada, que não se sintam sós e que encontrem os melhores caminhos para o desenvolvimento das habilidades das crianças e a vivência em sociedade”, explicou a psicóloga.

A palestra contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Vieira e do vereador Luiz Carlos Kramer, representantes do Conselho Tutelar, APAE e outras entidades do Município. Em sua manifestação durante o evento, o presidente Gabriel colocou a Câmara de Vereadores à disposição para auxiliar na criação de políticas públicas e inclusivas acerca de pessoas com deficiência e destacou sobre a importância de promover cada vez mais ações voltadas ao tema, como forma de impactar e estimular o diálogo com a sociedade em geral.

INSTITUTO AEIOU

Com sede em Sananduva, o Instituto AEIOU se formou, inicialmente, por um grupo de pais de crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, e foi criado com o objetivo principal de apoiar e lutar pela inclusão dessas pessoas.

Em Lagoa Vermelha, o núcleo do Instituto foi criado há alguns anos, com o intuito de possibilitar o diálogo e acolhimento das famílias do município com crianças e adolescentes com deficiência, promovendo a sua inclusão através do fortalecimento de políticas públicas já existentes. Além disso, o núcleo também atua na transmissão de informações para a sociedade em geral. O grupo é composto por famílias e profissionais voluntários que ajudam a manter as reuniões, que acontecem ao menos uma vez por mês.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais