Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

CRAS e CREAS promovem campanha em alusão ao Mês da Pessoa Idosa

por Rudimar Galvan

Várias ações serão realizadas em outubro

Foto: Divulgação

Desde 1991, o dia 1º de outubro é conhecido mundialmente como Dia Internacional do Idoso. A data foi criada com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, bem como, para a necessidade de cuidado e proteção com a pessoa idosa. No Brasil, os direitos das pessoas com 60 anos ou mais passaram a ser assegurados pela legislação a partir de 2003, com a instituição do Estatuto da Pessoa Idosa.

Para abordar a temática com a comunidade lagoense, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ambos serviços da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação, promovem a campanha “Cuidar do Idoso é Uma Responsabilidade de Todos” durante o mês de outubro.

A coordenadora do CRAS, a assistente social Gislaine Pochmann, explica que o objetivo geral da campanha é fortalecer a responsabilidade da família e da sociedade sobre o bem-estar no envelhecimento humano. Para isso, as unidades de Assistência Social, estão preparando uma série de atividades para o mês. Além da difusão de informações sobre os direitos, a campanha também deve abordar a prevenção de riscos e agravos sociais, e promover momentos de vivência e reflexão.

No dia 3, deve acontecer o Dia D com visita a diferentes setores da Prefeitura pela manhã, e entidades pela tarde. No dia 14, as equipes do CRAS e do CREAS devem realizar uma ação comunitária na área central da cidade, com objetivo de difundir informações e mobilizar a sociedade para o tema.

Além disso, também estão previstas uma série de entrevistas nas rádios locais, e publicações informativas através das redes sociais da Prefeitura. O encerramento deve acontecer no dia 3 de novembro, com uma palestra sobre o tema.

Números e Violações de Direitos

Em um recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil em 2021. Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em julho.

De acordo com dados do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no primeiro semestre de 2021 foram registradas mais de 33,6 mil denúncias de violação de direitos dos idosos. Ao longo do ano passado, foram 48,5 mil casos; entre março e junho de 2020, com o início da pandemia, os números cresceram cerca de 59% em relação ao mesmo período em 2019.

Em palestra realizada em Brasília no ano de 2019, a pesquisadora emérita da Fiocruz, Cecília Minayo, apresentou a palestra intitulada Violências contra a pessoa idosa e estratégias para reduzi-las. Na oportunidade, Minayo destacou que mais de 60% dos casos de violência contra idosos ocorrem nos lares e que este contexto é uma realidade internacional, não apenas brasileiro.

Se você conhece alguma pessoa com 60 ou mais que esteja passando por alguma situação de violência, denuncie. É anônimo. Disque 180.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais