Sossella apresenta ao governador alternativa para viabilizar os desfiles de 20 de Setembro
Encontro foi nesta quinta-feira
O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) foi recebido, na manhã de quinta-feira (27), pelo governador José Ivo Sartori, em seu gabinete no Palácio Piratini, para tratar de um tema de grande importância para a cultura e a tradição do Estado: a situação os desfiles farroupilhas diante da problemática da doença do mormo.
Juntamente com o vereador de São Borja Celso Lopes (PDT), o deputado levou ao governador a preocupação e a expectativa de milhares de pessoas que não querem ver o tradicional desfile a cavalos no 20 de Setembro ficando de fora da data máxima do tradicionalismo.
A sugestão apresentada por Sossella é a prorrogação da validade do exame do mormo, doença que atinge equinos, para até seis meses, mesmo período do exame para anemia infecciosa. Hoje, o prazo de validade é de 60 dias.
Como resultado efetivo da reunião, o governador garantiu que irá falar pessoalmente com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, neste final de semana, na Expointer, em Esteio, para buscar viabilizar essa solução e evitar novos cancelamentos de desfiles, como já vem acontecendo com diversos municípios. “Dentro dos critérios de segurança para a saúde humana e dos animais, é viável construir esse caminho, preservando uma de nossas maiores manifestações históricas e culturais”, avaliou Sossella.
Também participaram do encontro o chefe de Gabinete, João Carlos Mocellin, e o secretário Geral de Governo, Carlos Búrigo.
Comentários