Servidores do CRAS participam de capacitação sobre o Cadastro Único
O Cadastro Único é o principal instrumento das gestões federal e estadual para a seleção e a inclusão de famílias em programas sociais
Durante esta semana, os servidores que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lagoa Vermelha estão participando de uma capacitação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES). Essa formação, direcionada aos entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico), tem como objetivo aprimorar o preenchimento dos formulários utilizados na coleta de dados das famílias em situação de vulnerabilidade.
A capacitação busca fortalecer o trabalho de identificação e cadastramento dessas famílias, que são fundamentais para a inclusão em programas sociais como o Bolsa Família e o Volta por Cima. Segundo a coordenação, o treinamento oferecido pelo governo do Estado amplia o conhecimento sobre a ferramenta, garantindo maior precisão e qualidade na coleta de informações.
A formação desses profissionais é fundamental para ampliar o alcance do município no que se refere à identificação das famílias mais vulneráveis. São os entrevistadores que encontram as famílias e que fazem a coleta das informações para o cadastramento. As informações precisam ser qualificadas, pois é a partir delas que o poder público identifica as famílias para acesso a programas, benefícios e serviços socioassistenciais.
Em virtude da capacitação, o atendimento do CadÚnico estará suspenso durante toda a semana. A população será informada sobre a normalização dos serviços assim que o treinamento for concluído.
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único é o principal instrumento das gestões federal e estadual para a seleção e a inclusão de famílias em programas sociais. Ele é utilizado como base para a concessão de diversos benefícios socioassistenciais, como o Bolsa Família e o programa Volta por Cima, entre outros. O CadÚnico permite que as gestões públicas identifiquem com precisão a situação socioeconômica das famílias, garantindo que os benefícios cheguem a quem mais precisa.
Comentários