Corede Nordeste critica atuação do governo do Estado na Consulta Popular 2022
Entidade publicou carta aberta à comunidade nesta semana
O presidente do Corede Nordeste e prefeito de Capão Bonito do Sul, Felippe Rieth, assinou na quinta-feira, 24 de novembro, uma carta aberta à comunidade, na qual critica a atuação do governo do Estado do Rio Grande do Sul na Consulta Popular 2022, e declara encerrada a votação pelo programa em 13 dos 19 municípios que compõe o grupo.
Fazem pare do Corede Nordeste os municípios de Água Santa, Barracão, Cacique Doble, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, Tapejara, Tupanci do Sul e Vila Lângaro.
Confira abaixo o que diz o texto divulgado nesta semana:
“CARTA ABERTA DO COREDE NORDESTE À POPULAÇÃO DA REGIÃO
O Conselho Regional de Desenvolvimento do Nordeste Riograndense, após reunião com os representantes municipais no dia de hoje, vem por intermédio desse expor o que segue:
Considerando que o Governo do Estado decidiu prorrogar a votação da Consulta Popular até dia 30 de novembro em função dos problemas com o sistema de votação;
Considerando que a Consulta Popular 2022/2023 conforme regimento interno Art. 27 seria realizada no aplicativo COLAB e no site https://www.consultapopular.rs.gov.br , das 7h do dia 14 de novembro às 23h59min do dia 23 de novembro de 2022;
Considerando que o COREDE NORDESTE, se organizou e através de seus COMUDES trabalhou no período proposto para que a região obtivesse um bom índice de participação;
Considerando que o Governo do Estado tinha ciência que o aplicativo COLAB não funcionou bem em 2021 e, mesmo alertado pelos COREDEs, renovou contrato com a empresa e os problemas acorreram novamente nesse ano;
Considerando o elevado número de reclamações recebidas e o desgaste que COMUDEs e COREDE vem enfrentando;
Considerando que o Governo do Estado se encontra em debito com repasses da Consulta Popular dos anos de 2019, 2020 e 2021 junto ao COREDE NORDESTE;
DECIDE
Fica a votação da Consulta Popular considerada encerrada em 13 municípios da região que já atingiram o índice proposto na assembleia regional, nesses municípios, eleitores que ainda desejarem participar, deverão acessar o site da consulta popular e fazer sua escolha.
Fica o trabalho de votação em aberto em 06 municípios que ainda carecem de um esforço final para atender ao programado. Nesses municípios, o COMUDE disponibilizara acesso a terminais de votação até atingir o índice proposto.
O COREDE NORDESTE agradece a participação até o momento de mais de 6.000 eleitores, que representam 5,9 % de nosso eleitorado, o que para nós é considerado uma boa participação em função de todos os problemas com o sistema.
O COREDE NORDESTE fará de tudo para que no próximo ano a consulta popular aconteça no Estado sem a participação dessa empresa que tantos problemas nos trouxe.
O COREDE NORDESTE no mês de dezembro tentará agenda com Governo do Estado para tratar dos projetos que estão protocolados e pendentes de pagamentos.
Entendemos que a Consulta Popular é um patrimônio do povo gaúcho e que o Governo Estadual deve tratá-la como projeto de “Estado”.
São José do Ouro RS, 24 de novembro de 2022
FELIPPE JUNIOR RIETH
Presidente do COREDE NORDESTE”
Comentários