Lagoa Vermelha sedia reunião microrregional sobre a Consulta Popular 2023/2024
O COREDE Nordeste é composto por 19 municípios
Foto: Divulgação/PMLV
Aconteceu, na Casa da Cultura, uma reunião sobre a Consulta Popular 2023/2024. A reunião foi organizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Nordeste e teve como objetivo identificar os principais de interesse dos municípios da região. Esses tópicos servirão de base para as propostas de programas e ações que irão pleitear espaço na cédula de votação da edição da Consulta Popular deste ano.
O COREDE Nordeste é composto por 19 municípios. Por isso, neste primeiro momento da Consulta, as reuniões estão acontecendo por microrregião. Além de Lagoa Vermelha, que sediou o encontro, representantes dos municípios de Capão Bonito do Sul, Caseiros e Ibiraiaras estiveram presentes.
Encontros como este também foram realizados em São José do Ouro e Maximiliano de Almeida e Tapejara, ao longo dos últimos dias. Cada microrregião indica quatro pontos que são consideradas prioridades para a região, que posteriormente foram debatidos na Assembleia Regional da Consulta Popular realizada em Ibiaçá.
Segundo o Presidente do COREDE Nordeste e Prefeito de Capão Bonito do Sul, Felippe Rieth, neste ano, no total cinco propostas formam a cédula de votação da Consulta Popular, sendo que quatro delas são resultantes das discussões destes encontros regionais e uma é definida por meio de indicação virtual.
A Consulta Popular foi instituída, em 1998, através da Lei n°11.179, pelo governo do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa permite que a população pode sugira melhorias para seu município ou região, decidindo onde será empregado parte do orçamento do Estado. Para o ano de 2023, foram destinados R$ 60 milhões, que serão distribuídos entre as 28 regiões dos Coredes. A votação da Consulta Popular ocorrerá entre os dias 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano.
Comentários