Programa Vida Boa do CAPS forma nova turma de adolescentes
A ideia é que todas as escolas recebam o programa
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde realizou a formatura dos estudantes participantes do Programa Vida Boa, que foi desenvolvido com as turmas de 8º e 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Delfina Loureiro.
A cerimônia ocorreu nas dependências da Escola e contou com a presença da coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Gislaine Pochmann, da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Paula Fernanda Castilho, do vereador Ranyeri Bozza, e dos pais, alunos e o corpo docente da escola.
O Vida Boa é um programa de prevenção que pretende levar às escolas encontros semanais de aproximadamente 1h30min, pelo período de 2 meses. Em cada encontro um assunto diferente será abordado pelo psicólogo responsável. Os professores também participam dos encontros como motivadores e multiplicadores de informação.
O Programa é coordenado pelo psicólogo do Município Elias Vidal Ferreira e pela equipe do CAPS, e é resultado da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Cultura e Desporto.
De acordo com o psicólogo, o objetivo é desenvolver nos alunos habilidades sociais que os permitam identificar problemas, levantar hipóteses, resolver conflitos e refletir sobre situações. Assuntos como saúde mental, conscientização e prevenção ao uso indevido de drogas psicoativas e promoção de saúde em âmbito integral serão abordados durante os encontros.
“O programa é mais uma tentativa de levar aos jovens um conteúdo que possa conscientizar a importância de assumir o protagonismo de suas vidas, mesmo que a condição de vida ofereça dificuldades”, explicou Elias Vidal Ferreira.
Durante os dois meses do Programa Vida Boa, também é realizado um encontro com os pais, com o objetivo de ajudá-los a ter uma relação mais saudável e contribuindo positivamente para a saúde mental dos filhos.
O programa Vida Boa teve início no primeiro semestre deste ano quando, em 14 de junho, aconteceu a formatura da primeira turma, para 104 estudantes das Escolas Francisco Argenta e Presidente Kennedy. Agora, em 26 de setembro, uma nova turma será realizada, desta vez com estudantes do 1º ano do Ensino Médico da Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor.
Comentários