Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Programa Vida Boa do CAPS forma nova turma de adolescentes

por Rudimar Galvan

A ideia é que todas as escolas recebam o programa

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde realizou a formatura dos estudantes participantes do Programa Vida Boa, que foi desenvolvido com as turmas de 8º e 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Delfina Loureiro.

A cerimônia ocorreu nas dependências da Escola e contou com a presença da coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Gislaine Pochmann, da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Paula Fernanda Castilho, do vereador Ranyeri Bozza, e dos pais, alunos e o corpo docente da escola.

O Vida Boa é um programa de prevenção que pretende levar às escolas encontros semanais de aproximadamente 1h30min, pelo período de 2 meses. Em cada encontro um assunto diferente será abordado pelo psicólogo responsável. Os professores também participam dos encontros como motivadores e multiplicadores de informação.

O Programa é coordenado pelo psicólogo do Município Elias Vidal Ferreira e pela equipe do CAPS, e é resultado da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Cultura e Desporto.

De acordo com o psicólogo, o objetivo é desenvolver nos alunos habilidades sociais que os permitam identificar problemas, levantar hipóteses, resolver conflitos e refletir sobre situações. Assuntos como saúde mental, conscientização e prevenção ao uso indevido de drogas psicoativas e promoção de saúde em âmbito integral serão abordados durante os encontros.

“O programa é mais uma tentativa de levar aos jovens um conteúdo que possa conscientizar a importância de assumir o protagonismo de suas vidas, mesmo que a condição de vida ofereça dificuldades”, explicou Elias Vidal Ferreira.

Durante os dois meses do Programa Vida Boa, também é realizado um encontro com os pais, com o objetivo de ajudá-los a ter uma relação mais saudável e contribuindo positivamente para a saúde mental dos filhos.

O programa Vida Boa teve início no primeiro semestre deste ano quando, em 14 de junho, aconteceu a formatura da primeira turma, para 104 estudantes das Escolas Francisco Argenta e Presidente Kennedy. Agora, em 26 de setembro, uma nova turma será realizada, desta vez com estudantes do 1º ano do Ensino Médico da Escola Estadual Técnica Agrícola Desidério Finamor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais