Portal rs.gov.br oferece serviços digitais como alternativa em período de quarentena
Em meio a diversas medidas que buscam frear o avanço do coronavírus no Rio Grande do Sul, o governo do Estado oferece mais de 350 serviços estaduais por meio da plataforma integrada rs.gov.br.
O portal é importante aliado no relacionamento com a população, evitando filas e deslocamentos desnecessários. Do total de serviços oferecidos pelo Estado, cerca de 40% já são digitais. A ferramenta é responsiva e pode ser acessada por meio de qualquer smartphone, tablet ou computador.
No atual contexto, no qual a orientação é permanecer em casa, ganha importância o posicionamento do Executivo estadual, que assumiu, ainda em 2019, a meta de tornar digitais 100% dos serviços até dezembro de 2022.
“O propósito do Estado é colocar o governo na palma da mão de todos os gaúchos, implementando uma estratégia de governança que permita ressignificar a relação do Estado com o cidadão”, resume o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, que lidera a iniciativa com a atuação das vinculadas Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs).
O portal unificado de serviços, lançado em novembro de 2019, concentra todas as funcionalidades oferecidas pelo Executivo, além de acesso ao governo federal e administrações municipais. Nele, o cidadão encontra em destaque uma barra de pesquisa e as demandas mais acessadas, dentre outros atributos. O ambiente remete ao modelo do gov.br, portal do governo federal. Novos serviços são lançados em pacotes a cada 60 dias.
Atualmente, são realizados cerca de 3 milhões de acessos mensais aos serviços digitais prestados pelo Executivo em todas as suas plataformas. Abaixo, confira alguns dos serviços disponíveis. Para acessar os demais serviços oferecidos, clique diretamente no rs.gov.br.
Emissão de documentos
As unidades do Tudo Fácil estão fechadas para atendimento ao público, permanecendo de forma remota pelo portal rs.gov.br.
Usuários de Porto Alegre que precisarem confeccionar a carteira de identidade devem ligar para o Departamento de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP), onde passarão por triagem para comprovar a necessidade de confecção do documento. Os telefones em Porto Alegre são (51) 3223-6122, (51) 3223-2798 e (51) 3223-2727. No interior, é preciso procurar os postos do IGP e comprovar a urgência.
Na capital, a retirada de documentos já confeccionados continua sendo realizada no Departamento de Identificação do IGP, na avenida da Azenha, 255.
Trabalho
Serviços oferecidos pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), como cadastro de vagas de emprego, emissão de Carteira de Trabalho Digital e encaminhamento do seguro-desemprego podem ser solicitados remotamente pelo portal rs.gov.br.
Pagamento de multas
A emissão de guias de pagamento de multas e consultas relacionadas a infrações podem ser solicitadas por meio do portal rs.gov.br. A ferramenta também pode ser utilizada para sanar dúvidas, assim como os demais canais eletrônicos do DetranRS: o telefone 0800-905-5555 e o site, que conta com uma ferramenta de chat.
Outros serviços em destaque:
- Alerta de furto ou roubo de veículo (o proprietário de veículo furtado ou roubado pode registrar um alerta no sistema da Segurança Pública, que fica visível para as autoridades policiais imediatamente após o fato)
- Apresentação Virtual do Condutor (para correta identificação do motorista responsável por uma infração de trânsito)
- Escola RS (permite, dentre outras funcionalidades, acompanhamento pelos pais de comparecimento às aulas, avaliações e horários)
- Liberação de atendimento do Ipe Saúde (permite a liberação provisória para atendimento sem cartão)
- Chamar192 – Samu (aplicativo para acionamento ao serviço de urgência e emergência)
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